O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) em São Gonçalo aumentou 73,7% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados do Instituto Segurança Pública (ISP), foram registradas 33 mortes este ano, contra 19 em janeiro de 2012. No acumulado do último ano, também houve um pequeno aumento: 289 homicídios em 2011 contra 293 em 2012.
Em janeiro deste ano, a delegacia que registrou o maior número de casos de homicídios dolosos foi a 74ªDP (Alcântara), com 17 registros, seguida pela 72ªDP (Mutuá) com 11 casos, 73ªDP (Neves) com 3 e 75ªDP (Rio do Ouro) com 2.
Apesar de o ISP apresentar o quantitativo de 17 mortes na área da delegacia de Alcântara, o delegado titular Jorge Veloso, só localizou 15 registros deste crime na 74ª DP no mês de janeiro. De acordo com a assessoria de Imprensa da Polícia Civil, possivelmente, os dois crimes restantes foram registrados em outra delegacia e serão remetidos para a distrital.
Destes crimes já identificados pela 74ªDP, segundo o delegado, três homicídios foram elucidados, três estão com linha de investigação, mas sem autoria, e os outros nove são de pessoas com antecedentes criminais por tráfico ou roubo. O delegado explicou que, pelo fato de serem mortes de criminosos, podem ser homicídios com motivação de vingança e fica mais difícil que testemunhas prestem depoimento, temendo algum tipo de represália.
Já o comandante do 7ºBPM (São Gonçalo), Luis Eduardo Freire, informou, através da assessoria de imprensa na cidade de São Gonçalo, que “o comando do batalhão vem atuando intensamente no combate à criminalidade em São Gonçalo, inclusive reduzindo o índice de homicídios em 50% em fevereiro com relação ao mês de janeiro de 2013”.
Ainda segundo a assessoria, “os dados do Instituto de Segurança Pública são acompanhados em tempo real pelo comando do batalhão. A Polícia Militar tem trabalhado com organização e planejamento, em parceria com a Polícia Civil, para monitorar determinadas áreas, intensificar a observação das mesmas”, segue a nota.
Para minimizar os efeitos da criminalidade na cidade, o comandante informou que vem realizando reuniões mensais do Conselho Comunitário de Segurança. No encontro, a população pode conversar diretamente com representantes do 7ºBPM, além de tirar dúvidas sobre o policiamento nos bairros e fazer críticas e sugestões, ajudando o comandante a reorganizar melhor o seu efetivo em cada região.
Para informações sobre as datas das reuniões, os moradores devem ligar para o seguinte telefone: 2701-2359.
Fonte: O São Gonçalo