O “1º Encontro Municipal de Prevenção e Acidentes Naturais” será realizado nesta quinta-feira (23/01), a partir das 8h30, no Auditório do Sesc de São Gonçalo. Durante o evento, promovido pela Cruz Vermelha de São Gonçalo, será realizada a Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Haverá ainda horários destinados à palestra da Defesa Civil, realização de debates, entre outros.
De acordo com o Secretário Geral e Diretor de Socorros e Desastres da Cruz Vermelha de São Gonçalo, Edmar Aquino, a principal forma de prevenção é a instalação de sirenes nas áreas de risco.
“Lugares como Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Tribobó, Porto Novo, Covanca, Gradim, Mutuaguaçu, Vila Três, Vista Alegre, Arsenal, Porto Novo, Itaóca, Fazenda dos Mineiros, Santa Izabel e Laranjal receberão o sistema de alerta e sirenes, e também pluviômetros, que representam um investimento na cidade de São Gonçalo e evitarão maior impacto em caso de acidentes naturais”, disse Aquino.
De acordo com o subsecretário e comandante da Defesa Civil, coronel Adilson Alves de Souza, a expectativa é de que em fevereiro todas as sirenes já estejam instaladas na cidade. “Estamos trabalhando para diminuir as consequências de problemas como enchentes e deslizamentos de terra, através de prevenção, informação e alertas. Nossa expectativa é que em fevereiro estejamos preparados”, afirmou o Coronel.
ODM
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que serão municipalizados durante o Encontro, foram estabelecidos em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao analisar os maiores problemas mundiais, a ONU estabeleceu 8 Objetivos do Milênio no Brasil chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo que devem ser atingidos por todos os países até 2015. são eles: Acabar com a fome e a miséria; Educação básica de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a Aids a malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
O Encontro tem a parceria da Secretaria da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, do Núcleo Estadual do ODM no Rio de Janeiro e da Prefeitura de São Gonçalo.
Programação:
8:30 Breakfast
9:00 Abertura / Apresentação Cultural
9:45 Municipalização ODM
10:35 PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
11:25 Intervalo
11:40 Defesa Civil
12:30 Conselho de Psicologia em Acidentes e Desastres
13:20 Debate
14:00 Encerramento / Show Cultural