Em 10 anos, São Gonçalo poderá ter 80 mil animais nas ruas. Esta é a estimativa do Grupo de Proteção Animal Bem-Me-Quer, pois cada casal de cães, por exemplo, gera duas ninhadas por ano e cinco filhotes em cada uma, em média. Para evitar o quadro de abandono que já assola a cidade, o Grupo solicitou ao vereador Marlos Costa (PT) uma audiência pública para debater a criação de um Centro de Zoonoses, que será realizada, às 16h do próximo dia 13, na Câmara dos Vereadores de São Gonçalo.
De acordo com o vereador, o centro seria uma referência para o cuidado dos animais. “O espaço serviria como local de recuperação dos animais, abrigo para adoção e polo de vacinação e castração”, afirmou.
A professora Mônica Sá, integrante do Bem-Me-Quer, explicou que a oferta de esterilização gratuita deve ser uma das principais atribuições do Centro de Zoonoses. “O custo para castrar uma cadela de porte grande é de, no mínimo, R$ 400, valor alto para a maioria da população da cidade. O atendimento gratuito reduziria 40% do índice de abandono”, garantiu.
Legislação – Em setembro do ano passado, a Câmara dos Vereadores de São Gonçalo aprovou a Lei 457/12, de autoria de Marlos Costa, que instituiu a Política Municipal de Proteção Animal.
A partir daí, membros do governo e defensores passaram a elaborar, juntos, políticas públicas de combate aos maus-tratos e em prol da conscientização da população.
A partir das resoluções da audiência, o vereador e os cidadãos que se articulam no Bem-Me-Quer pretendem realizar uma conferência com o Poder Executivo, ainda este ano, com o objetivo de fundar o Conselho Municipal de Proteção Animal, que seria formado por autoridades do governo e representantes da sociedade civil, como agentes dos Conselhos de Medicina e Veterinária na cidade de São Gonçalo, da Vigilância Sanitária e da Ordem dos Advogados do Brasil.
Campanha de adoção – Quem quiser adotar um bichinho, pode comparecer à Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto. Todo terceiro sábado do mês, o Bem-Me-Quer realiza uma feira de adoção com animais resgatados e cuidados pelos próprios voluntários. Acompanhe as atividades do grupo e seja um doador pelo endereço facebook.com/pages/Bem-Me-Quer.
Fonte: O São Gonçalo